segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma dívida, Uma correção & Carros Elétricos.


Então galera, hoje a gente vai ver um pouco sobre os carros elétricos que estão chegando com força na Europa e até 2020 provavelmente chegarão em grande escala aqui no mercado automobilístico brasileiro também , mas antes, queria falar duas coisas;

Vou iniciar o post, falando um pouco sobre compostagem, fiquei devendo isso a vocês, então pra começar vamos ver o que é e como fazer compostagem.
Bom, compostagem é uma técnica usada pra transformar lixo orgânico (papel, folhas, restos de comida...) num material semelhante ao solo, chamado composto, e que, pode ser facilmente utilizado como um adubo natural, esse processo se dá pela decomposição desses materiais orgânicos por microrganismos, o problema da compostagem é que, do meu ponto de vista, se torna uma técnica um pouco complicada para ser feita de forma domiciliar, principalmente para os que moram em apartamento, pelo fato de ser necessária a “construção” de uma composteira, que, como o nome já diz, é o local onde ocorre essa transformação de “lixo” em composto, mas, embora difícil, a compostagem não é impossível de ser realizada e pode ser feita por quem mora em casa e precisa de um adubo pra dar uma “fertilizada” no jardim da varanda.

Nesse site, é possível ver como construir uma composteira e fazer sua compostagem domiciliar da forma mais simples e descomplicada. Antes de encerrar com compostagem fiquei pensando, “qual será o destino de todo lixo orgânico produzido por uma cidade?” De fato, não é tão simples saber, deve haver várias maneiras de dar um fim nesse tipo de lixo, mas, sem dúvidas uma compostagem em grande escala seria no mínimo interessante, além de arrumar um destino pra todo o lixo orgânico (que talvez seja responsável por uma boa porcentagem das toneladas de todo lixo produzido) ainda teríamos uma grande fabrica de adubo natural, o que baratearia (quem sabe?) esse produto. De qualquer forma, fica a idéia!

A segunda coisa a se falar, é na verdade uma correção, a matéria sobre os carros elétricos não está na Scientific American como havia dito anteriormente e sim na Época, na edição 598 deste mês.

E agora, finalmente, paga a divida e feita a devida correção vamos ao post desta segunda (lembrando que o blog é atualizado todas as segundas) que fala deles; Os carros Elétricos.
A matéria já tem um titulo bem direto, que mostra como eles dominarão de fato as ruas, daqui a duas ou três décadas; “Carro elétrico: você ainda vai ter um.”

Eles deixaram de ser luxo para se tornar necessidade, a trinta anos atrás os carros elétricos eram vistos como um projeto pouco viável, isso por dois grandes problemas, o primeiro; o preço, os CE’s (vamos chamá-los assim) saiam das fábricas, e ainda saem, diga-se de passagem, com quase o dobro do preço dos carros atuais, à combustão, e o segundo problema está relacionado com a autonomia do carro, a bateria precisa ser carregada por 7 ou 8 horas para que o motorista possa rodar em média 100 a 200 quilômetros, o que impossibilita uma viagem longa sem uma parada para recarregar a bateria . Então, por que mesmo com esses dois inconvenientes, os CE’s tomarão o lugar dos carros a álcool ou gasolina? Bom, primeiro porque esses dois problemas já estão em vias de serem resolvidos, de uma forma bem simples e eficiente... A construção dos postos de recarga, “AHHHH SIIIM! Mas isso não é novidade, são os postos aonde nós vamos e colocamos créditos nos nossos celulares não é isso?” Não, não é isso, apesar do nome em comum, os postos de recarga ou também postos de troca, serão os lugares onde você irá parar para “reabastecer” seu CE, no caso, recarregar!
A idéia é do israelense Shai Agassi e, na minha opinião, é a grande solução, por que? Porque derruba numa tacada só os dois problemas mais importantes dos carros elétricos os postos funcionam da seguinte maneira; Você compra um carro elétrico e contrata um serviço de reposição de bateria, e quando a carga estiver próxima de terminar você simplesmente substitui a bateria por outra, em apenas 70 segundos, nos novos postos. No fim do mês recebe uma conta das trocas realizadas, como uma conta de celular. “Tá vendo, sabia que tinha algo a ver com os celulares!” Já se foi então um problema, e o outro? Bom, o outro seria resolvido com uma parceria entre os fabricantes dos CE’s e o fornecedores das baterias, os carros elétricos podiam muito bem serem subsidiado por esses fornecedores, o que levaria o preço dos novos carros a baixar, técnica comum no mercado, como ganhar celulares de graça pelas empresas telefônicas assinando o plano X dessa empresa.

Problemas resolvidos, vamos falar das vantagens, os CE’s além de não darem tantos problemas mecânicos, visto que só o motor pode chegar a ser reduzido em mais de 300 partes moveis em relação aos carros atuais ( 3 partes moveis para os carros elétricos X 350, em média, para os carros à combustão) sem contar, problemas com troca de óleo e outras coisas, o “combustível” dos novos carros são bem mais baratos que o combustível dos atuais, “...a energia da tomada, custa, na Europa um décimo do combustível". Vale ressaltar que os motores elétricos NÃO fazem barulho, já pensou a tranqüilidade?
Só falta tirarem as buzinas!

Outra grande e mais importante vantagem, é que os carros elétricos não contribuem para o efeito estufa, o principal emissor de gases danosos para atmosfera é hoje o carro a combustão, a substituição desses pelos CE’s seria, sem dúvidas, um grande passo na redução dos problemas relacionados com as mudanças climáticas.
Como diz na própria Época; “Na Europa, quando a energia vem de usinas térmicas, um carro elétrico emite METADE do carbono de um carro a gasolina ou diesel. Se a rede de energia for limpa (nuclear, solar ou hidrelétrica) a emissão será ZERO.” Isso mesmo galera, 0% de emissão de gás carbônico, então, sem mais ladainhas, quando você vai comprar o seu carro elétrico? Sim, os primeiros modelos para comercio chegam ao Brasil no próximo ano, ainda dá tempo de juntar uma graninha pra quando isso acontecer, você garantir logo o seu.

Abraços, Tiago Evangelista

Site da Época, com a materia sobre carros elétricos.

Um comentário:

  1. Eh isso aê ti, muito boa a matéria! So vale ressaltar que para que a troca seja positiva para o meio ambiente, é necessário que essa energia seja de alguma fonte limpa.
    Se for assim além de não fazer barulho, de ter menor desperdício de energia, um veículo unicamente elétrico não polui!
    beijos! ;***

    ResponderExcluir